A conquista da vaga de escriturário no Banco do Brasil mudou a vida destas jovens.

11/02/2015 - 18:59

Classificada em 3º lugar, em Curitiba, no último concurso do Banco do Brasil (realizado em 2012), Claudia Galante Altemio já trabalha há um ano em uma das agências do BB, no centro da capital paranaense. Claudia se mostra satisfeita com o trabalho e empolgada com as chances de crescimento no Banco. “Se você demonstrar interesse e dedicação ao trabalho, cresce rápido na carreira dentro BB”, comenta.

As dicas dos professores no Curso Ordem Mais foram “importantes” para aprovação da candidata. “Os professores tem experiência e sabem o que vai cair na prova. Eu não teria conseguido aprovação se não tivesse feito um curso preparatório”, relata.

Cronograma de Estudos

Claudia começou a estudar para o concurso do Banco do Brasil a partir da divulgação do edital. Ela decidiu trancar algumas matérias na faculdade e estabelecer um cronograma de estudos. “Eu estudei dois meses e meio, durante todos os dias, mas o que mais me ajudou foi fazer exercícios de provas de concursos anteriores do BB. “Achei a prova fácil, mas confesso que fiquei surpresa, com o 3º lugar, em Curitiba”, diz Cláudia.

Mudança de Vida

O primeiro emprego no Banco do Brasil foi um divisor de águas na vida da bancária, principalmente na área financeira. “Eu era muito dependente dos meus pais. A melhor coisa é a independência. Com ela eu também aprendi a ter mais responsabilidade”,destaca. Com formação em tecnologia ambiental pela Unicamp e cursando engenharia florestal na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Claudia pensa, no futuro, em fazer novos concursos, mais focada em sua área de formação. Para ela, além do crescimento na carreira, o bom salário e a estabilidade fazem toda a diferença.

Ter disciplina nos estudos é fundamental para ser aprovado.

Aprovada no último concurso do Banco do Brasil, Schirlei Cristiane Anniess se prepara para tomar posse no cargo de escriturária em uma das agências do BB, em Curitiba. Com formação em letras e ciências contábeis, Schirlei se matriculou no Curso Ordem Mais visando à preparação para o último concurso do Banco do Brasil. A escolha pelo Curso foi pela indicação de um ex-aluno (fato que já se tornou rotina no Curso). “O que eu mais gostei no Ordem Mais foi a interação dos professores. Achei que eles tinham muito conhecimento e sabiam transmitir isto, o que me ajudou muito. Para mim a preparação com aulas presenciais foi fundamental”, comenta.

Para Schirlei, exercer a carreira pública muda totalmente a vida de uma pessoa. “Embora as contratações pela Caixa e Banco do Brasil sejam em regime de CLT, o empregado não corre grande risco de ser demitido como na empresa privada. Só o que realmente pode tirar a gente de lá são desvios de conduta ética, o que para um funcionário que quer trabalhar bem não deve acontecer”, ressalta a nova escriturária.

Rotina de Estudos

Schirlei diz que teve a sorte de não estar trabalhando na época em que estava se preparando para o concurso do BB. Ela assistia as aulas do Ordem Mais pela manhã, revisava as matérias ministradas naquele dia e fazia alguns exercícios, isto diariamente  por cerca de duas horas. “Algo que eu não fazia era estudar o dia inteiro, acho que isto cansa e aquela fadiga tira a tranqüilidade, principalmente no dia da prova,” diz.  A resolução de provas de concursos anteriores também foi importante na preparação de Schirlei.

Segundo a bancária, o candidato não pode esquecer a necessidade de um tempo de descanso até para estar tranqüilo no dia da prova, “pois o nervosismo atrapalha 50% do rendimento do candidato na prova”, diz a nova escriturária do Banco do Brasil.