Cursos preparatórios em Curitiba

Menu
 (41) 3322-4040
 CHAT ONLINE
Entrevista  à Folha Dirigida

Confira as dicas de Direito Administrativo para o concurso do INSS do Prof. Eron Santos.


08/10/2016 às 05:21

Direito Administrativo – Prof. Eron Santos

No último concurso para o INSS, aberto em 2011 e organizado pela Fundação Carlos Chagas, foram cobradas Noções de Direito Administrativo na parte de Conhecimentos Gerais dos cargos de técnico e perito. O professor Eron Santos, do Curso Ordem Mais, no Paraná, deu dicas valiosas para os interessados em participar da nova seleção. Na opinião do professor, estudar as matérias sem resolver as questões dos concursos anteriores pode dificultar para chegar a um bom resultado.

Projeto de Estudo

Architectural Paint “Primeiro, todo plano, ou projeto, de estudo deve abranger resoluções de questões (vale a advertência: isso é um método de estudo, de modo que o candidato, em sua preparação, deve julgar cada assertiva de uma pergunta, sabendo o porquê de cada uma delas); segundo, o estudo deve enfatizar os pontos cobrados no edital. Assim, deve-se evitar estudar pontos não previstos, a fim de não perder tempo, o que é muito importante. De modo mais específico, em Direito Administrativo, penso que dois pontos costumam ser cobrados com maior frequência: organização da administração pública e atos administrativos. São praticamente questões certas no concurso. Portanto, vale a pena dominar estes pontos”, orienta.

Conteúdo da prova

Mesmo conhecendo a banca e o conteúdo wood paint cobrado, na hora da prova algumas dúvidas podem surgir e erros são cometidos. “As conhecidas ‘pegadinhas’, muitas vezes ocorridas por falta de atenção, podem gerar surpresas ao candidato no momento do resultado. Portanto, na prova, é fundamental tranquilidade  por parte do candidato ao responder as questões. O conhecimento existe e deve ser aplicado conforme solicitado pela questão. Uma leitura atenta do enunciado da questão em cotejo com as assertivas é importante para aprovação no concurso público. Outro ponto que destacaria diz respeito ao estudo do Direito em si por quem não está acostumado com a matéria. É que, em Direito, as expressões assumem significado próprio, e muitas vezes expressões vulgarmente sinônimas não refletem o mesmo significado. Portanto, é preciso muita atenção durante o estudo dessas matérias”, diz.

Para aqueles que já iniciaram sua preparação na disciplina, o professor ressalta um ponto importante. “Existem bons livros sobre Direito Administrativo no mercado. No entanto, em concursos que não cobram matérias jurídicas de forma aprofundada, costumo recomendar aos candidatos que a leitura de manuais (ou cursos) de Direito Administrativo não deve ser primeiro passo. Ela é importante, mas, tendo em vista a demora inerente a isso, o candidato deve primeiro realizar muitas questões de prova e ler a ‘legislação seca’. Mas se for o caso de leitura de uma bibliografia, recomendaria livros voltados para concursos.”

Recomendações

Se você texture paint; ainda está perdido por onde começar a se preparar então, Eron Santos recomenda: “Nesse momento, como método de estudo, sugiro fazer questões de provas, ler a ‘legislação seca’ e, depois, algum resumo sobre a matéria. Se o candidato já estudou todos os pontos previstos no  edital passado, recomendaria apenas fazer questões de prova, ou, querendo, repetir o estudo de todos os pontos do edital. Após a publicação do novo edital, é preciso que o candidato verifique se há algum ponto novo que ele ainda não estudou.”