Caixa: decisão da Justiça será conhecida a qualquer momento

04/10/2016 - 14:14

sentença da Caixa Econômica Federal (CEF), referente à chamada de aprovados dos concursos de 2014 para técnico bancário, médico e engenheiro do trabalho, saiu na última sexta-feira, dia 30. Todavia, o conteúdo acerca da decisão da ação civil pública, impetrada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), não foi proferido até o fechamento desta edição pelo Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região - que engloba o Distrito Federal e Tocantins. A expectativa é de que isso ocorra nos próximos dias. Os interessados devem ficar atentos à FOLHA DIRIGIDA Online, pois qualquer novidade constará na página eletrônica. O processo foi aberto porque a Caixa, embora tenha grande carência de pessoal, convocou pouco mais de 2.500 aprovados em todo o pais, ao passo em que há mais de 30 mil aguardando convocação.

Ação civil pública da Caixa: Entenda como tudo começou

Publicidade

Ao longo das audiências realizadas, a Caixa não apresentou nenhuma proposta para solucionar esse problema. Enquanto isso, as validades desses concursos, que venceriam em junho deste ano, seguem suspensas por tempo indeterminado. O MPT também cobra que, em seus próximos concursos, a Caixa estipule em editais futuros o número de vagas, mesmo que para cadastro de reserva. Além disso, esse quantitativo não pode ser muito abaixo das necessidades da estatal.

Além dessa ação civil, há outra também relacionada à convocação de aprovados, mas neste caso não os de ampla concorrência, mas sim os deficientes. O resultado desse processo só sairá em 2017, já que a próxima audiência (que ainda não é a sentença final), foi agendada para 25 de janeiro do ano que vem. A reivindicação, além da chamada de concursados, também visa a fazer com que a Caixa cumpra o que determina a Lei de Cotas, de que os órgãos públicos tenham, em seu quadro, pelo menos 5% de deficientes - número aquém da atual realidade do banco, cujo percentual hoje é de 1,45%.

FONTE: Folha Dirigida