Concurso IPHAN 2018 tem expectativa de autorização para 516 vagas! Até R$4.705,82!

12/01/2018 - 13:43

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) poderá ter a abertura de edital em breve. Acontece que o órgão solicitou a abertura de concurso ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para 516 vagas, distribuídas entre os cargos de Auxiliar Institucional (236 vagas), Técnico (176) e Analista (104). O detalhamento das vagas foi feito pelo Ministério da Cultura.

Além do envio da solicitação, há outro indício que o certame poderá ser divulgado em breve. Acontece que o orçamento, sancionado pelo presidente Michel Temer, prevê a abertura de vagas no Instituto. E o quantitativo liberado no orçamento é o mesmo solicitado pelo IPHAN: 516 vagas.

Com exigência de nível médio, o cargo de auxiliar institucional contará com ganhos iniciais de R$3.276,02, sendo R$2.818,02 de vencimentos básicos e R$458 de auxílio-alimentação. Já para as outras duas carreiras, as remunerações chegam a R$4.705,82, também com o auxílio. O grande atrativo é que o IPHAN contrata pelo regime estatutário, que garante estabilidade empregatícia.

Assim que o concurso do IPHAN 2018 for autorizado, o instituto concentrará todas as atenções para a escolha da organizadora e à distribuição das vagas pelos estados. O instituto dispõe de 27 superintendências (uma em cada unidade federativa), 31 escritórios e quatro unidades especiais – sendo uma em Brasília e três no Rio de Janeiro. Além disso, o Rio é sede da Administração Central. Como a Administração Central é no RJ, a previsão é que se tenha um número expressivo de vagas na região.

Último Concurso

O último certame realizado pelo Iphan foi em 2009. Na ocasião foram oferecidas 187 vagas, com oportunidades para todos os estados. O concurso do Iphan atraiu 36.776 candidatos. A Fundação Universo organizou o certame, que contou com provas sobre Direito Constitucional, Direito Administrativo, Noções de Informática, Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico. O tipo da prova variou de acordo com o cargo escolhido pelo candidato.

A avaliação contou com 50 questões objetivas. No entanto, a distribuição das perguntas entre as disciplinas exigidas variou de acordo com o cargo desejado. Para o nível médio, o exame tinha 30 questões de conhecimentos básicos (peso 1) e 20 de específicos (peso 2). Já para o superior, foram 20 de conhecimentos básicos (peso 1) e 30 de específicos (peso 2), além de duas questões discursivas e avaliação de títulos e de comprovação de experiência profissional.

Sobre o IPHAN

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.

O Iphan possui 27 Superintendências (uma em cada Unidade Federativa); 27 Escritórios Técnicos, a maioria deles localizados em cidades que são conjuntos urbanos tombados, as chamadas Cidades Históricas; e, ainda, cinco Unidades Especiais, sendo quatro delas no Rio de Janeiro: Centro Lucio Costa, Sítio Roberto Burle Marx, Paço Imperial e Centro Nacional do Folclore e Cultura Popular; e, uma em Brasília, o Centro Nacional de Arqueologia. O Iphan também responde pela conservação, salvaguarda e monitoramento dos bens culturais brasileiros inscritos na Lista do Patrimônio Mundial e na Lista o Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, conforme convenções da Unesco, respectivamente, a Convenção do Patrimônio Mundial de 1972 e a Convenção do Patrimônio Cultural Imaterial de 2003.

FONTE: Noticia Concursos