Concurso para Anvisa deve sair esta semana

30/08/2016 - 07:37

O órgão pretende publicar até o próximo dia 31, edital de concurso para nível médio

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou através de sua Gerência-Geral de Gestão de Recursos Humanos (GGRHU) que a partir da próxima quarta-feira, dia 31, é estimada a publicação do edital para o cargo de técnico administrativo. A seleção está a cargo do Cebraspe (antigo Cespe/UnB) e, mesmo sem saber ao certo as disciplinas que serão cobradas pela banca, os interessados já podem ter uma noção do que constará no conteúdo programático com base no edital da última seleção, realizada em 2013 sob responsabilidade da Cetro Concursos.

A previsão inicial da agência reguladora é preencher 78 vagas de técnico administrativo, carreira de nível médio com ganhos atuais de R$ 6.460,14 por mês. Com o reajuste dos órgãos federais aprovado, as remunerações serão maiores em 2017, passando para R$ 7.474,67 mais benefícios. As vagas são para Brasília, local onde também será aplicada a prova. Ao longo da validade da seleção mais aprovados deverão ser chamados, já que a carência deve se tornar maior. Segundo o presidente da Associação Nacional dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras Federais (Aner), Thiago Botelho, o quantitativo de aprovados não será suficiente para suprir as necessidades. "Esse número é inferior, abaixo do esperado. Precisaríamos de pelo menos 150 novos servidores. Até porque nos próximos três anos teremos cerca de mil profissionais se aposentando", enfatizou.

No concurso de 2013 a prova foi composta de 80 questões de Conhecimentos Básicos e Específicos, sendo Português (10); Raciocínio Lógico (5); Direito Constitucional Administrativo e Ética (10); Regulação e Administração Pública (10); Vigilância Sanitária e Saúde Pública (5) e Noções de Administração (40). Houve também um exame discursivo, com uma questão que versou sobre Regulação e Administração Pública; Vigilância Sanitária e Saúde Pública. Este extenso programa não deverá sofrer grandes alterações quanto às disciplinas. O que deve mudar é o modo de cobrança, já que o Cespe tem um estilo próprio de avaliação, com questões do tipo "certo e errado", por exemplo, e não como as demais bancas, com tópicos de múltipla escolha.