Concurso PF: corporação fecha distribuição de vagas

14/03/2018 - 09:06

O concurso da PF já tem a distribuição das 500 vagas, autorizadas pelo Ministério do Planejamento. Serão 220 vagas para agente, 140 de delegados, 50 de peritos, 60 de escrivães e 30 de papiloscopista. A informação foi passada pelo presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio Boudens. “Essa distribuição é desejada pela PF. A corporação está agora em negociações para que o Planejamento autorize essa distribuição”, informou.

A PF já informou que sí se manifestará sobre o concurso quando sair a portaria autorizativa do concurso. Como, segundo planejamento, serão duas portarias autorizativas, cadas uma com 250 vagas, acredita-se que a PF divulgue dois editais.

Um seria com 220 vagas de agente e 30 de papiloscopista, e o outro com 140 chances de delegados, 50 d eperitos e 60 de escrivães. Essa informação não foi confirmada ainda pelo Planejamento.

As novidades nessa distribuição de vagas seriam a reserva de oportunidades para escrivão e papiloscopista. Embora a previsão inicial da PF fosse excluir o cargo de esrivão da seleção, ele etária de volta ao concurso, por pressão dos sindicalistas. “Após ouvir os servidores, a PF optou por incluir o cargo na seleção. Isso acontecerá para reforçar as fronteiras e lugares de difícil provimento”, justificou Boudens.

As carreiras de agente, escrivão e papiloscopista da PF são destinadas a graduados em qualquer área, com carteira de habilitação na categoria B ou superior. Os ganhos para os três cargos são de R$ 12.441,26, chegando a R$ 12.980,50 no ano seguinte, quando os selecionados deverão começar a atuar.

Para delegado, a exigência é graduação em Direito. Para perito, o requisito é graduação em áreas específicas, ainda não divulgadas. A remuneração é de R$ 23.130,48 para os dois cargos, chegando a R$ 24.150,74 n ano seguinte.

Fonte: Folha Dirigida