Concurso Receita Federal tem novo pedido para 5 mil vagas

24/09/2018 - 19:40

O pedido de concurso da Receita Federal teve um acréscimo de vagas, passando de 2.083 para 5 mil. A informação veio depois de uma reunião entre o SindReceita e gestores do Ministério do Planejamento, na última quinta-feira, dia 20 de setembro, em Brasília.

De acordo com o diretor do Departamento de Relações de Trabalho no Serviço Público (Deret), Paulo Camolina, presente na reunião, o pedido foi reajustado, tendo em vista o grave déficit de pessoal na Receita Federal. Segundo Campolina, foram contabilizadas 1.453 vagas para preenchimento emergencial no exercício de 2018 (número que já constava no pedido de 2017), mas houve um acréscimo de 1.547 vagas, totalizando 3 mil, para analista tributário.

Soma-se a essa solicitação as vagas de auditor-fiscal, que foram 2 mil, 1.370 a mais do que a solicitação de 2017 (eram 630). No total, a Receita Federal pede 5 mil vagas para o Planejamento. As informações foram divulgadas pelo Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (SindiReceita).

Para abrir concursos como o da Receita Federal, o governo dos próximos quatro anos poderá utilizar em 2019 a reserva técnica de R$411 milhões. Esta consta do Projeto de Lei Orçamentária Anual do ano que vem (Ploa 2019). A reserva, segundo o Senado, será para casos urgentes e recomendações do Ministério Público, por exemplo.

Fonte: Folha Dirigida