Edital da Guarda de Curitiba será divulgado entre agosto e setembro de 2014.

09/07/2014 - 17:19

Após a confirmação oficial da organizadora (Fundação da Universidade Federal do Paraná - Funpar) por dispensa de licitação, a Guarda Municipal de Curitiba se prepara para divulgar o edital do concurso.  A previsão de Luiz Antonio Rubin, gerente de ensino e formação da Guarda, é de que o edital seja divulgado entre agosto e setembro e as provas aplicadas até novembro de 2014. De acordo com o gerente, o edital está praticamente pronto, faltando apenas alguns detalhes a serem acertados com a Funpar.

Vagas

Serão abertas 400 vagas na função de guarda, para ambos os sexos.. Atualmente a remuneração bruta oferecida pela Guarda é de R$ 2.250,00, R$ 1.500 de salário básico, mais 50% de risco de vida para uma carga horária de trabalho de 40 horas semanais, mais o regime de escala (um diferencial pago através de horas extras).

O regime de trabalho é estatutário, garantindo a estabilidade. Além do salário, o servidor terá direito ao plano de saúde, isenção de passagem em transporte coletivo, quando o servidor estiver uniformizado e ajuda na alimentação (pecúnia) quando estiver em regime de escala. O último concurso da Guarda Municipal de Curitiba foi realizado em 2008.

Exigências para o cargo

Para se candidatar ao cargo de guarda municipal de Curitiba é necessário ter o nível médio completo, idade superior a 18 anos, estar quites com a obrigação militar e carteira de habilitação. O gerente de ensino reafirmou ao site do Ordem Mais, que não será exigido limite máximo de idade para se candidatar ao cargo. O concurso terá cinco etapas: prova objetiva, prova física, 1º teste psicológico para ser contratado e 2º teste psicológico para ter direito ao porte de arma e finalmente o curso de formação. Todas as etapas serão eliminatórias.

Rubin diz que diversas matérias do conteúdo programático, cobradas no último concurso, não irão mudar como: legislação, constituição federal, código penal, código civil, estatuto da criança e do adolescente, estatuto do idoso, a estrutura geográfica de Curitiba e a história da cidade. O gerente aconselha os interessados a iniciar a preparação do concurso “imediatamente” para alcançar a aprovação desejada.