IBGE: pedido do concurso já foi enviado para o Ministério do Planejamento

15/03/2017 - 10:47

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encaminhou na última sexta-feira, 10 de março, a solicitação para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), de abertura do novo concurso público para o preenchimento de 80 mil vagas temporárias. A expectativa é de que a seleção seja autorizada de forma rápida, uma vez que a seleção já está prevista no orçamento federal de 2017. Além disso, as contratações serão destinadas ao Censo Rural, que não é realizado há dez anos e vem sendo considerado uma das prioridades do governo.

Assim que o IBGE receber o aval do MPOG poderá dar início efetivamente ao processo de abertura do concurso, com a contratação da banca organizadora e definição do cronograma, incluindo data de publicação do edital, prazo de inscrições e data de provas. A expectativa é de que o edital seja liberado ainda no primeiro semestre.

concurso do IBGE promete ser o maior deste ano, pois há a expectativa de nada menos que 82.050 vagas distribuídas entre cargos com exigência de níveis fundamental, médio e superior. Tais chances serão espalhadas por todo o país e os classificados serão convocados para atuar temporariamente no censo.

O lançamento desta seleção vem sendo discutido no Senado Federal. O motivo é que a sua abertura poderia ser uma “salvação” para o grande índice de desemprego no país, sem contar que o último censo agropecuário aconteceu em 2006 e este setor do mercado precisa ter os seus dados atualizados.

As oportunidades do concurso IBGE serão para os cargos de analista censitário (250 vagas), analista censitário regional (486), agente censitário administrativo (700), agente censitário municipal (5.500), agente censitário supervisor (12.540), agente censitário de informática (174) e recenseador (62.400).

Para concorrer aos postos de analistas será necessário possuir formação superior completa, enquanto as funções de agente exigirão ensino médio. A colocação de recenseador será destinada a quem possui nível fundamental. Os salários iniciais não foram divulgados e a expectativa é de que o concurso IBGE tenha oportunidades para todos os Estados brasileiros, mais o Distrito Federal.

Último concurso para o Censo do IBGE

Em 2013, o IBGE lançou edital de concurso com 7.825 oportunidades temporárias. A seleção ficou sob a organização da Fundação Cesgranrio e contemplou ofertas para 546 municípios distribuídos entre os 26 Estados, mais o Distrito Federal.

Do total de oportunidades, 7.600 vagas foram para a colocação de agente de pesquisas e mapeamento, que exigiu nível médio. As demais chances se destinaram aos postos de agente de pesquisas por telefone (180), analista censitário de geoprocessamento (27) e supervisor de pesquisas (18) – a primeira função necessitou de ensino médio, já as duas últimas tiveram como requisito o diploma de graduação. Todos os concorrentes passaram por testes objetivos com questões de múltipla escolha no início de 2014.

Fonte: JC Concursos