INSS: Aprovados formam comissão para cobrar convocações

16/09/2016 - 13:58

Uma comissão de aprovados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), com cerca de 5 mil membros na página do Facebook (www.facebook.com/groups/aprovadosinss2016), elaborou um dossiê para ratificar a necessidade das convocações dos aprovados no concurso para 950 vagas, homologado em 4 de agosto. No último dia 29 de agosto, a comissão se reuniu com o presidente da autarquia, Leonardo de Melo Gadelha para entrega do documento onde constam números relativos à carência de pessoal e às aposentadorias previstas.

Esses dados foram fornecidos pelo próprio governo federal, por meio do Serviço de Informação ao Cidadão, o que reforça a relevância do dossiê. Nele, é revelado que existem 18.971 cargos vagos no INSS, e que as vacâncias (cargos declarados vagos por motivo de exoneração, demissão, promoção, readaptação, aposentadoria, falecimento em atividade ou posse em outro cargo inacumulável) pós-edital, representam mais da metade das vagas ofertadas. Também no dossiê é informado que foram 3.312 os aprovados na disputa, sendo 2.678 para o cargo de técnico e 634 para o de analista.

Estiveram presente neste encontro também a coordenadora geral de Gestão de Pessoas, Mônica Moraes, o diretor da Divisão de Desenvolvimento de Carreiras, Oliveiras Junior, e o diretor de Gestão de Pessoas, Thiago Vesley. No encontro, segundo a comissão de aprovados, Gadelha garantiu que o INSS solicitará ao Ministério do Planejamento o adicional de 50% das vagas (475), logo após a chamada dos 950 aprovados. O presidente também informou aos selecionados que o processo com o pedido para contratação dos classificados já tramita no Planejamento, com expectativa de aval para até o fim deste ano.

O grupo deseja ainda que todos os demais aprovados também sejam chamados por meio de despachos presidenciais, como aconteceu no último concurso do INSS, realizado em 2011. Segundo Leonardo Gadelha após a eventual autorização dos 50%, o instituto seguirá na luta pela cobrança de mais nomeações por meio destes despachos.

Além do dossiê, a comissão de aprovados elaborou um abaixo-assinado (http://www.aprovadosinss2016.com.br/), com todas essas reivindicações. No total, já são mais de 4 mil assinaturas. Deputados e senadores também já ‘compraram a briga’ da comissão e vêm fazendo pressão no cenário legislativo. A deputada federal Simone Morgado (PMDB-PA), por meio de um protocolo, solicitou informações ao Ministério do Planejamento sobre a eventual chamada de excedentes da disputa, e o senador Paulo Bauer já enviou um ofício à presidência do INSS, solicitando a alteração do prazo de validade.

Fonte: Folha Dirigida