Marcelo obteve três aprovações antes de chegar ao primeiro lugar no INSS.

22/08/2014 - 18:58

Cansado da instabilidade do setor privado, Marcelo Ladeia é mais um exemplo de que determinação é a base para alcançar a carreira pública. Em seu histórico de concurseiro, já foi aprovado em quatro concursos, dois municipais, um estadual e um federal. Nascido na cidade de Santo André, no Estado de São Paulo, atualmente reside em Curitiba com sua esposa, local onde conquistou sua vaga no concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sendo aprovado em primeiro lugar.

Formado em Letras pela Universidade Federal do Paraná, Marcelo sempre quis ser servidor público. Em torno de seus 22 anos, após uma série de empregos no setor privado, que exigiam muito e pagavam pouco, ele chegou a conclusão de que queria melhores condições de vida. Este foi o ponto decisivo que precisava para iniciar os estudos, a fim de conseguir seu emprego dos sonhos.

"Não vejo nenhuma vantagem no setor privado. Na verdade, o mercado é cada vez mais exigente e a demanda por emprego é cada vez maior. Quando a pessoa atinge certa idade, é praticamente descartada, não consegue outro emprego com o mesmo salário que tinha anteriormente. Não há estabilidade nem segurança. O cidadão pode ter um ótimo emprego com um ótimo salário, porém, no mundo de hoje, pode surgir uma crise econômica a qualquer momento e o emprego vai por água abaixo. O emprego vai, mas ficam as contas e os financiamentos", diz.

Trabalhando cada vez mais sob pressão, sem segurança e retorno financeiro satisfatório, Ladeia estava cansado do setor privado e resolveu iniciar a própria rotina de estudos, meses antes do seu primeiro concurso. A primeira aprovação ocorreu dois anos após a decisão, para o cargo de agente administrativo da Prefeitura Municipal de Mauá-SP. Com a ambição de conseguir cargos ainda melhores, prestou outros concursos e logo foi aprovado também para a função de agente  administrativo, na Prefeitura de Curitiba, onde permaneceu por cinco anos.

Entretanto, Marcelo não parou por aí. Sempre com o pensamento de que se você tiver foco e força de vontade irá conseguir o que deseja na vida, seu próximo objetivo foi o concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A seleção ocorreu no ano de 2012, e como já estava acostumado com a rotina de concurseiro, não sentiu grandes mudanças quando iniciou a preparação, quatro meses antes. "Somente comecei acordar mais cedo e fazer cursinho. Nos finais de semana, estudava umas quatro horas por dia", explica. Sua rotina era baseada em acordar às cinco da manhã, estudar até às 7h, trabalhar das 8h às 17h e ir ao curso Ordem Mais, no qual fez as aulas preparatórias especificamente para o INSS, das 18h às 22h.

Apesar do andamento de um concurso costumar ser particularmente estressante para a maioria dos concurseiros, por toda a preparação, tempo de espera e de divulgação de resultados, ele lidou muito bem com o nervosismo. "Felizmente nunca tive problema com isso. Quando começamos a nos preparar para um concurso, a vaga ainda não é nossa e a concorrência é enorme. Não temos a obrigação de passar, assim como nada a perder, então o que vier é lucro. Temos que entrar num concurso como quem entra num jogo, com tranquilidade e com prazer de disputar a vaga."

Após a realização das avaliações, o resultado veio com uma surpresa extremamente positiva: a aprovação em primeiro lugar para o cargo de técnico do seguro social. "Saber do resultado foi sensacional. A espera é pura ansiedade, mas com a prévia conferência do gabarito, estava confiante. Foi muito melhor do que eu esperava. Queria ficar dentro dos classificados e acabei ficando em primeiro lugar", conta. Marcelo tomou posse em maio do mesmo ano e continua neste cargo até hoje. O INSS foi, para ele, uma ótima escolha, pois se adaptou bem ao instituto. Feliz com as inúmeras possibilidades de crescimento, pretende seguir sua carreira dentro dele. "O percentual de servidores que se aposentam no INSS é enorme, o que exemplifica que o instituto é um bom local para trabalhar."

Apesar de estar gostando do seu local atual de trabalho, ele confessa que, às vezes, tem vontade de focar em outro concurso e entrar de cabeça na preparação, que mesmo sendo dura, cara e cansativa, considera uma atividade prazerosa. A motivação que não o deixou desistir foi a certeza de que a aprovação só depende de si mesmo, não de sorte. "Não interessa se tiver um milhão de candidatos, como teve meu concurso. Se você põe toda sua vontade e força nesse alvo, é impossível não passar. Se vocês realmente querem ser servidores públicos, vocês serão. E tem um segredo pra isso: sintam prazer em estudar e se preparar, não vejam isso como um sacrifício. Se você fizer isso, vai passar em qualquer concurso, seja lá qual for a concorrência. Se tiver duas vagas e 10 mil candidatos, uma é sua, os outros 9.999 que briguem pela outra", finaliza Marcelo.

Entrevista: Jornal Folha Dirigida – 22.08.2014