Cursos preparatórios em Curitiba

Menu
 (41) 3322-4040
 CHAT ONLINE

Ministro confirma realização do concurso do INSS.

12/11/2014 - 19:01

 

 

O Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho afirmou nesta quarta-feira, dia 12, que a abertura do concurso para o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) é uma de suas prioridades. Segundo ele, a realização do concurso é certa. Também explicou que vem mantendo contato com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, enviando propostas de negociações para que o concurso seja realizado o mais rápido possível.

Autorização


De acordo com o ministro, a demora na análise do pedido está associada às transições gerais do governo. O processo de autorização deve ser acelerado em 2015, devido à pressão que o governo vem sofrendo para autorizar o concurso. A primeira delas vem do próprio INSS, com alta carência de pessoal. Atualmente há 10.106 servidores em condições de se aposentar.


Risco de Colapso


A situação das agências, em todo o país, também é delicada, com mais de 50% de seus servidores, em situação de aposentadoria, recebendo abono de permanência. A situação ficou ainda mais delicada após a auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) recomendando a realização de concurso, pois, caso contrário o INSS corre risco de colapso, devido ao grande número de aposentadorias.


Pedido ao Planejamento


A solicitação do INSS é de 4.730 vagas, sendo 2 mil para técnico do seguro social, 1.580 de analista do seguro social e 1.150 de perito médico. O pedido encontra-se sob análise do Departamento de Modelos Organizacionais e Força de Trabalho dos Setores Social e de Desenvolvimento Econômico Produtivo (Desep/Segep), do Ministério do Planejamento, desde abril.  

Fonte: Folha Dirigida

 

 

Fazer download do anexo