PRF: Concurso para 1.500 vagas pode acontecer em 2016.

16/01/2016 - 10:38

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que já reapresentou o pedido de autorização de concurso para 1.500 vagas de policial rodoviário federal, conforme orientação do Ministério do Planejamento após anunciar a suspensão das seleções federais em 2016. Com o ministério tendo admitido a possibilidade de autorizar novos concursos este ano, a expectativa é que o departamento obtenha a permissão pleiteada desde 2014. As liberações poderão ocorrer em casos de emergência ou grande necessidade, caso da PRF, que, em dois anos, poderá perder 4 mil policiais, o equivalente a cerca de 40% do efetivo atual.

Cargo e Salários

Para ingressar no cargo de policial rodoviário federal é necessário possuir o ensino superior completo em qualquer área e carteira de habilitação, na categoria B em diante. O cargo é aberto a homens e mulheres e proporciona estabilidade, devido às contratações via regime estatutário. A remuneração inicial é de R$7.092,91, incluindo auxílio-alimentação, de R$373. Os recém-concursados são lotados, prioritariamente, nas regiões de fronteiras. E a necessidade de reforçar a presença da PRF nas fronteiras é outro fator que pode influenciar a autorização do concurso ainda em 2016. Uma auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) apontou que o efetivo do departamento na região é insuficiente para combater os crimes de fronteira, cujo prejuízo estimado é de R$1 bilhão aos cofres públicos.

Urgência de novo concurso

Já o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, argumentou no pedido de autorização encaminhado ao Planejamento que a nova seleção é a única saída para a grave crise de efetivo vivida pelo departamento. A falta de policiais tem colocado em risco a vida de servidores, que, em menor número nos plantões, ficam mais vulneráveis a ações de criminosos, além de provocar o fechamento de postos da PRF em vários locais do país. A defasagem ainda ameaça o compromisso assumido pelo país com a Organização das Nações Unidas (ONU) para reduzir à metade o número de acidentes de trânsito até 2020.  A seleção de 2013 foi organizada pelo Cespe/UnB, por meio de provas objetivas e discursivas (confira nesta página o conteúdo programático das avaliações), exame de aptidão física, avaliações médica, psicológica e de títulos, além de investigação social e do curso de formação.

Fonte: Folha Dirigida