PRF: Edital Publicado. Prova em Fevereiro!

28/11/2018 - 09:46

Saiu no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 28 de novembro, o aguardado edital de abertura do concurso da Polícia Rodoviária Federal para 500 vagas (concurso PRF 2018). Os interessados em concorrer às 500 vagas poderão se inscrever pela internet, no site www.cespe.unb.br/concursos/prf_18, no período das 10h do dia 03 de dezembro até as 18h do dia 18 de dezembro de 2018. O valor da taxa de inscrição é fixado em R$ 150,00 e no ato o candidato deverá escolher o estado/UF para o qual deseja concorrer.

As provas objetivas e a prova discursiva serão realizadas nas capitais dos estados no dia 03 de fevereiro de 2019, turno da tarde, nos locais e horários divulgado no dia 30 de janeiro.

O concurso oferta vagas em todos os estados, sendo 17 no estado do Acre, 28 para o Amapá, 23 vagas no Amazonas, 17 vagas para lotação no estado da Bahia, 27 vagas para Goiás, 18 vagas no Maranhão, 9 vagas em Mato Grosso, 35 vagas para Mato Grosso do Sul, 57 vagas para Minas Gerais, 81 no Pará, 22 no Piauí, 10 para o Rio de Janeiro, 74 para o Rio Grande do Sul, 15 em Rondônia, 23 em Roraima, 19 para São Paulo e 25 vagas para o estado do Tocantins, segundo o edital.

Salário do Policial Rodoviário Federal

A remuneração inicial da carreira de Agente da PRF, que era de R$ 7 mil em 2016, é hoje de R$ 9.473,57 e passará para R$ 9.899,88 em janeiro de 2019, após a sanção do projeto de lei 5865/2016, que reestrutura os vencimentos. Há ainda o benefício de auxílio-alimentação no valor de R$ 458,00 e a jornada de trabalho é de 40 horas semanais. Os ingressantes em áreas de fronteira recebem ainda um adicional de R$ 91,00 por dia trabalhado.

Requisitos para Policial da PRF

Para fazer parte do quadro de policiais rodoviários federais é necessário ter ensino superior completo em qualquer área de formação e ainda carteira de habilitação, no mínimo em categoria "B". Segundo as atribuições do cargo, Policiais Rodoviários atuam na fiscalização, patrulhamento e policiamento ostensivo, atendimento e socorro às vítimas de acidentes rodoviários e demais atribuições relacionadas com a área operacional do Departamento de Polícia Rodoviária Federal.

Os candidatos passarão por várias etapas de avaliação, sendo: Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório com 120 questões divididas em três blocos; Prova discursiva com texto dissertativo de até 30 linhas; Exame de capacidade física; Avaliação de saúde; Avaliação psicológica; Avaliação de títulos; Investigação social e Curso de formação profissional.

A prova objetiva terá 3 blocos, envolvendo:

- Bloco I - questões de língua portuguesa, raciocínio lógico-matemático, informática, noções de física, ética no serviço público, geopolítica brasileira, história da PRF;

- Bloco II - legislação de trânsito;

- Bloco III - noções de direito administrativo, noções de direito constitucional, noções de direito penal e de direito processual penal e legislação especial.

Os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva serão divulgados pelo Cespe às 19 horas do dia 04 de fevereiro e o edital de resultado final na prova objetiva e de resultado provisório na prova discursiva será publicado no Diário Oficial da União e divulgado na internet na data provável de 20 de fevereiro de 2019.

O prazo de validade do concurso esgotar-se-á após 30 dias, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final do curso de formação profissional, podendo ainda ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Fonte: Ache Concursos