Cursos preparatórios em Curitiba

Menu
 (41) 3322-4040
 CHAT ONLINE

PRF poderá ter 3.600 aposentadorias até o final de 2015. Situação exige concurso.

16/05/2015 - 12:58

O pedido de 1.500 vagas feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) será renovado pelo Ministério do Planejamento para ser incluído na proposta orçamentária de 2016. Esta renovação deverá ser feita até o dia 31 deste mês. A medida manterá a possibilidade de a seleção ser autorizada ainda em 2015, visto que o preenchimento das vagas só terá impacto no orçamento de 2016 ou até mesmo em 2017, dependendo de quando o concurso for concluído.

De acordo com o ministro da justiça, Eduardo Cardozo, a seleção é o único meio de ampliar o  efetivo  da PRF a fim de fazer  frente às demandas atuais e às necessidades do governo e da sociedade.

Situação preocupante

O motivo que levou a PRF a fazer o novo pedido de concurso foi a situação preocupante vivida pela corporação. Metade das delegacias está apenas com o efetivo mínimo para funcionamento; outras com menos policiais de plantão do que o mínimo necessário para a garantia de sua própria segurança; fechamento de postos por falta de pessoal; impossibilidade de fazer frente as demandas como o combate ao tráfico de drogas, armas e seres humanos nas regiões de fronteira e chance de perder mais de 30% do efetivo por aposentadoria, até o fim deste ano, o que deixaria o quadro menor do que o de quase 20 anos atrás.

3.600 aposentadorias

A PRF enfrenta ainda a possibilidade de até 3.600 aposentadorias, aproximadamente, somente até o fim deste ano. Com isto o departamento pode ficar com um efetivo de apenas 7.450 policiais, já considerando o recente ingresso dos mil aprovados no concurso do ano passado.

A inércia em relação à perda do efetivo também fará com que a PRF tenha que continuar fechando posto em todo o país e também poderá comprometer a atuação da corporação na segurança de grandes eventos, em especial os Jogos Olímpicos no ano que vem e a Copa América de Futebol em 2017.

Mesmo com o preenchimento das 13.098 vagas previstas em lei seria insuficiente para fazer frente à necessidade de patrulhamento dos mais de 76 mil quilômetros da malha viária federal.

Preparação com antecedência

O cargo de policial rodoviário é um dos mais visados por aqueles que buscam uma vaga na área de segurança pública federal. Para ingressar na função, basta possuir o ensino superior completo em qualquer área, além da carteira de habilitação, na categoria B em diante. A carreira proporciona estabilidade, em função da contratação pelo regime estatutário, e remuneração inicial de R$7.092,91, incluindo o auxílio-alimentação, que é de R$373. Para os interessados em participar da próxima oportunidade, a orientação dos especialistas é estudar com base no último concurso, que foi aberto em 2013.

Fonte: Folha Dirigida

Fazer download do anexo